quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Uma crise de modelos

São Leopoldo é uma cidade que me orgulha muito. Sua população me escolheu para representá-la em cinco mandatos como vereador. Tive o privilégio de ter sido o único secretário de Educação na história da cidade eleito pelo magistério para ocupar este cargo. Também tive a satisfação de dirigir o Semae, a Secretaria de Habitação e a Secretaria de Serviços Urbanos.
    Estas experiências me deram uma boa possibilidade de avaliar o desempenho do Poder Público em São Leopoldo. E posso dizer que vejo méritos em todos que administraram as cidades nestes anos todos em que convivo com a cidade. Cada prefeito deixou a sua marca de realizações. Deixar de reconhecer isto, na minha opinião, é um erro, ainda que infelizmente algumas vezes praticado.
    Porém, conversando com os leopoldenses, observo com clareza que as pessoas não querem o retorno dos modelos anteriores de governar. E também não estão mais satisfeitas com o modelo atual. Ambos se esgotaram.
    Isto é um desafio. Precisamos de criatividade. Encontrar um novo modelo, que atendas às imensas demandas sociais que a cidade exige, mas também ter muito zelo para que a máquina administrativa seja leve e eficiente. Me parece indispensável adotar alguns princípios empresariais de gestão, direcionando as ações através da consideração permanente da relação custo/benefício na tomada das decisões.
    Dentro desta ótica, a Educação deve realmente ser a prioridade máxima, como motor na formação de cidadania e capacitação de nossos jovens para que possam aproveitar as potencialidades que as novas tecnologias estão oferecendo.
Também pode ser revisto o processo de participação da cidade. Novas tecnologias, como a internet, podem ajudar neste sentido, promovendo a possibilidade de ouvir a população, sem correr o risco de manipulação de resultados.
    Finalmente, é indispensável que seja pensado e praticado um modelo alicerçado na sustentabilidade, no qual fique garantida a qualidade de vida das próximas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário