quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A necessidade de um hospital para São Leopoldo

São Leopoldo tinha 30 mil habitantes quando foi construído o nosso Hospital Centenário. De lá para cá, a população leopoldenseultrapassou os 210 mil e seguimos com apenas uma instituição hospitalar. Então, é evidente que o HC não tem mais as mínimas condições de atender a toda a demanda.
    O que se fez até aqui foi tentar suprir um pouco das necessidades, com remendos constantes, chegando a um ponto de total falta de capacidade para oferecer os serviços necessários para que se possa atender bem a população.
    Então, existe carência de leitos e de espaço para os procedimentos médicos. Pelo tempo de uso e carência na manutenção, agravada pelas improvisações presentes nas tentativas de aumentar a capacidade de atendimento, o espaço existente ainda está em más condições. É o caso do telhado que caiu. Por outro lado, as ciências médicas evoluíram muito nas últimas décadas e o prédio não foi construído para abrigar estes serviços.
    Não bastassem estas limitações, o corpo funcional, ainda que em geral muito dedicado, sofre com a falta de uma maior organização. Há a impressão de que os servidores querem fazer o melhor, mas há deficiência na orientação sobre a responsabilidade de cada um. E o resultado é inferior ao que poderia ser alcançado.
    Outra dificuldade é a falta de equipamentos para o atendimento da população. Neste sentido, em conjunto com o vereador Daniel Schaeffer, apresentei sugestão para que a Câmara de Vereadores, no final do ano, repasse ao HC o valor da dotação orçamentária que não foi utilizado. Estima-se que este valor deva chegar a R$ 1.500.000, o que permitiria importantes investimentos, melhorando em muito a qualidade dos serviços prestados.
    De qualquer maneira, mesmo que tudo estivesse funcionando bem, o Hospital Centenário não teria condições de suprir as necessidades de atendimento de todos os leopoldenses. A população cresceu e necessitamos de um novo hospital. O Instituto São Leopoldo 2024 está debruçado sobre o tema. Deverá apontar a construção de um novo hospital como uma das prioridades para o próximo governo.
    Eu tenho defendido este investimento e avalio que ele deva ser localizado na zona norte de São Leopoldo. A razão é simples. Historicamente, esta região tem recebido menos investimentos públicos do que o outro lado da cidade. Entendo que isto deva ser equilibrado. Assim, teríamos dois hospitais em São Leopoldo, em posições estratégicas, reduzindo a distância entre os leopoldenses e as instituições de atendimento a quem está doente. Em tempos de vias urbanas congestionadas, isto pode ser decisivo. A redução destas distâncias entre o paciente e o local de atendimento pode salvar vidas. Então, que tenhamos um novo hospital e que, de preferência, seja na zona norte leopoldense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário